Recursos Humanos é uma área multidisciplinar cuja aspiração maior é a de integrar necessidades, percepções e desejos dos indivíduos nas organizações. Com isso queremos dizer que a área de Recursos Humanos não é apenas aquela que recruta, seleciona e contrata pessoas, que treina, avalia e remunera. Essa seria uma visão muito restrita do que na verdade ela pode oferecer à organização.

Em uma visão mais ampla, cabe à área de Recursos Humanos fazer a interligação dos desejos e crenças dos executivos das empresas (e/ou dos acionistas), aos desejos e necessidades dos outros indivíduos que integram a organização.

Por que?

Entre outros objetivos, os principais são os de tornar a empresa mais flexível, saudável e competitiva. Com frequência cada vez maior, as organizações se destacam das outras pela qualidade dos seus colaboradores, que será superior na medida em que estes estejam realizados, comprometidos e altamente preparados para as mudanças.

Dentro da grande área de Recursos Humanos, a especialidade que recebe a incumbência de administrar esse desafio é a de Treinamento & Desenvolvimento, que trata da disseminação da cultura, dos valores, da missão, da visão, dos objetivos e metas das organizações. Entre suas atribuições, estão as de facilitar e apoiar:

• As mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas;

• O desenvolvimento de novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes);

• A transmissão de informações;

• O desenvolvimento de novos conceitos organizacionais;

• O aumento da produtividade;

• Incentivos para a melhora da comunicação nas organizações;

• A redução do retrabalho;

• A implantação e o aperfeiçoamento de relacionamentos interpessoais construtivos e
saudáveis;

• A preparação das pessoas e da organização para substituição e movimentação de pessoas;

• A solução de problemas de clima organizacional.

Dentro da realidade corporativa, conhecimento é poder. Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e disseminado. Quanto maior a quantidade de informações necessárias for compartilhada, maior será a qualidade de seu retorno. Isto é válido tanto para o indivíduo, quanto para a organização.

Seguindo essa premissa, cabe à área de Treinamento & Desenvolvimento facilitar os meios para que a organização toda esteja preparada para produzir esse bem que é o mais valioso na nova economia recursos humanos de alta performance


O treinamento tem como objetivo a preparação das pessoas para a execução das diversas tarefas peculiares à organização, dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo ocupado, mas também em outros que os indivíduos possam vir a desempenhar.
Para isso, prepara o potencial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho.

Todo treinamento inicia-se como resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade de um determinado grupo de pessoas em um ambiente organizacional específico.


O desenvolvimento humano consiste num conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano.

O desenvolvimento está dirigido ao crescimento da pessoa no nível do conhecimento, das habilidades, atitudes e valores éticos, de maneira que o indivíduo possa desempenhar seu papel da melhor forma quando confrontado com os níveis crescentes de complexidade.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que a organização oferece, com valor agregado entregue através de pessoas qualificadas e realizadas.