Empresas interessadas em construir o futuro, trabalham para que seus públicos valorizem sua origem e a trajetória daqueles que a constroem.

O entendimento do passado e do presente da história empresarial garante conhecimento e credibilidade para imprimir ações futuras, visando agregar competitividade junto ao mercado em que atua.

As pesquisas e a estruturação das memórias das corporações são ferramentas estratégicas. O resgate de sua contribuição às evoluções industrial, mercadológica e social, dão caráter motivacional a suas equipes, contribuem na formação de sucessores, indicam caminhos e mercados.

A memória de um país não é construída apenas por seus 500 anos de descoberta ou 100 anos de imigração, por exemplo. A memória de um país, cidade, comunidade ou empresa é construída pelas ações constantes de todos nós, devendo ter compartilhadas suas histórias e registros relevantes.

Iniciativas relacionadas à memória empresarial permitem às empresas preservar e intensificar sua identidade corporativa e sua cultura organizacional.