Estimular, apoiar e facilitar o desenvolvimento do potencial humano, visando a realização plena dos indivíduos e o crescimento e sustentabilidade das organizações.


Os projetos da Ano Dez - Treinamento & Desenvolvimento, priorizam o desenvolvimento do potencial humano nas organizações, mediante a busca e aplicação de soluções individualizadas e concentradas nas reais necessidades do cliente, sempre com total transparência, ética e compromisso.


Promovendo soluções inovadoras e eficientes há 10 anos, a Ano Dez atende às expectativas de grandes empresas nacionais e internacionais, obtendo reconhecimento junto ao mercado e à concorrência.

O amadurecimento da empresa conduziu à ampliação de suas atividades, com a criação da área de Treinamento & Desenvolvimento, baseada na experiência profissional de mais de vinte e cinco anos em liderança, educação e consultoria executiva internacional de Maria Eugenia Miranda Gutierrez.

A experiência adquirida e solidificada ao longo dos anos alia-se à dedicação personalizada que aplica a cada projeto desenvolvido, aperfeiçoando-se constantemente em modernas técnicas e metodologias de Treinamento & Desenvolvimento.



Maria Eugenia Miranda Gutierrez
Graduada pela USP - Universidade de São Paulo, pós-graduada em Administração Hospitalar e Mestre em Administração de Empresas.
Ocupou cargos de liderança em diversas organizações de saúde, entre elas Hospital Albert Einstein e Hospital do Servidor Público Municipal, gerenciando equipes multidisciplinares de alta complexidade.
Docente universitária em Administração de Empresas por mais de uma década, trabalhou também como coordenadora de cursos na área de Administração, em diferentes centros universitários e faculdades de São Paulo.
Como consultora internacional na área de Recursos Humanos e Gestão Organizacional, realizou projetos de assessment, desenvolvimento de lideranças, gestão de desempenho, executive coaching & counseling, gestão por competências e devolutivas de perfis psicológicos e comportamentais (MBTI e DISC), em empresas como: Gerdau, Alcoa, Bayer CropScience, Bayer HealthCare, Mars Brasil, GKN Driveline, Monsanto, Tavex Corporation, LAN Airlines, Sidenor, Grupo Santa Cruz e outras, no Brasil, América Latina e Espanha.




Monica Simionato
Antropóloga pela Universidade de Torino na Itália, e Mestre em Jornalismo na França.
Atualmente desenvolve Doutorado no Canadá, conduzindo pesquisas sobre stress, trauma e liderança.
Como consultora internacional, desenvolveu programas de liderança emocional com foco sobre o fator emocional nas negociações, em grandes empresas como Danone, Bayer e Nike. Atua no ambiente jurídico em: Procuradoria Geral do Estado - RJ, BA, ES, e Controladoria Geral do Estado - DF.
Coordenou, na FGV Law SP, o Curso de Liderança para Advogados.
Praticou docência universitária na Itália, Suécia, EUA, França e Canadá.
Publicou uma dezena de livros no Brasil e Itália.
Poliglota, é conselheira no board de diretores do Somatic Experiencing Trauma Institute.




Luiz Antonio Santos Abreu
Administrador e O&M sênior. Detém larga experiência em administração e análise de estruturas, sistemas e processos organizacionais.
Trabalhou como líder de projetos em empresas como: Avis, Alvorada, Tríghonos, Aliança do Brasil, AMCHAM, Roche e outras.
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Consultores especialistas em desenvolvimento de lideranças, psicologia organizacional,

executive coaching e gestão organizacional.

Todos os profissionais possuem experiência junto a grandes empresas.