Vivemos a era do conhecimento e da informação*, época de intensas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais, e que apresenta também e por consequência, intensas mudanças nas empresas.

Os ativos intangíveis são propriedade imaterial das empresas. Podem ser os recursos humanos, softwares, clientes, marcas, direitos autorais, know-how ou a tecnologia, por exemplo – todos estratégicos nas decisões corporativas.

O conhecimento e as informações presentes nos inúmeros intangíveis das empresas, quando trabalhados, concretizam tangíveis a serem vinculados aos resultados financeiros e apresentados aos acionistas e investidores.

Conhecer e registrar o
capital intelectual* de seus especialistas, executivos e departamentos garante às empresas que conhecimento e expertise nela permaneçam, em casos de rotatividade de seus recursos humanos e desvio indevido de informações estratégicas.

Relatórios, tabelas, gráficos, e infográficos podem demonstrar o valor desse conhecimento.



Também conhecida como Era Digital, caracteriza-se pelas mudanças sociais que vêm ocorrendo desde a década de 1980. Cada vez mais, o aprendizado contínuo é imprescindível, a especialização unindo conhecimento técnico ao pragmatismo é fundamental, e a boa aplicação do conhecimento é estratégia. Fortes marcos dessa Era são o surgimento e a disseminação dos computadores e das redes sociais, por exemplo.


Conjunto de conhecimentos adquiridos por colaboradores de uma empresa. Formado por conhecimento humano (qualificações, habilidades), estrutural (banco de dados, procedimentos) e externo (clientes, mercado), cabe à empresa retê-los para garantir seu mercado presente e visão de futuro.