Indivíduos e empresas devem estar atentos para, ato contínuo, promover o aproveitamento do conhecimento a que têm acesso. Assim, poderão garantir maior competitividade no mercado em que atuam, otimizando a tomada de decisões.

O conceito de Gestão do Conhecimento ou KM (do inglês Knowledge Management) parte da premissa de que todo conhecimento existente na empresa - nos processos, departamentos e memória das pessoas - pertence também às organizações.

Gerenciar conhecimento é desenvolver processos de gestão para obtenção, armazenamento e disseminação de informações. Compartilhar conhecimento, visando a evolução e transformação do know-how individual em favor do grupo, tem sido um dos maiores desafios das organizações que buscam evoluir constantemente.

A Gestão do Conhecimento representa recurso estratégico, pois apenas saber muito não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É preciso aliar gestão a esse saber, para conquistar resultados objetivos.

Executivos em dia com modernas formas de gestão conhecem e aplicam conceitos de capital intelectual, capital humano, capacidade inovadora, ativos intangíveis e inteligência competitiva, pois reconhecem sua importância direta no timing de suas empresas.